Conferência Municipal de Cultura de Praia Grande resulta em 12 propostas - PGNOTICIAS

Cinco delegados defenderão ideias de PG em âmbito Estadual
 
 Notícia do dia 12/8/2013Por Lorena Flosi , MTB: 40.295
 
foto: Jairo Marques


Produtores culturais, artistas, gestores, representantes da sociedade civil e do poder público se reuniram na manhã do último sábado (10) para debater e formular propostas para a cena cultural de Praia Grande. O evento, que reuniu mais de cem pessoas no Palácio das Artes, é etapa obrigatória para a participação do Município nas conferencias estadual e nacional, que acontecem em setembro e novembro, respectivamente.

Os participantes dividiram-se em quatro diferentes grupos de discussão, sob os seguintes temas: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. Cada grupo elaborou três propostas diferentes sobre o tema discutido, nas esferas municipal, estadual e federal, totalizando 12 sugestões, que serão defendidas em âmbito estadual pelos cinco delegados eleitos por voto direto entre os participantes.
“Estou muito satisfeito com o resultado dessa conferência”, comemorou o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “Reunimos mais de cem participantes em um clima saudável de debates e troca de ideias, todos buscando o melhor para a produção cultural do Município. Tenho certeza que estaremos bem representados na Conferência Estadual”.
Além do próprio chefe da pasta, que obrigatoriamente deve compor o grupo de delegados, foram eleitos Nego Panda, representante do movimento Hip Hop do Município, com 40 votos; Celso Correa de Freitas, presidente da Casa do Poeta de Praia Grande, com 37 votos; Rodrigo Marcondes, produtor e diretor teatral, com 34 votos; e Jeferson Marcolino dos Santos, ator e professor universitário, com 31 votos.
“Nossa principal meta é colocar Praia Grande no lugar merecido dentro da cena cultural regional”, pontua o delegado eleito Celso Correa de Freitas. “Temos muito para crescer ainda, e esse foi um importante passo para que a classe de artistas do Município se unisse em prol da otimização das atividades em toda a Cidade”.
Os cinco delegados de Praia Grande levarão as propostas formuladas à Conferencia Estadual de Cultura, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com a participação de delegados representando municípios de todo o Estado. Confira as propostas formuladas pelo Município durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Praia Grande:

Eixo 1: Implementação do Sistema Nacional de Cultura

1 - Definição municipal dos marcos legais, colocando Praia Grande no contexto das demais cidades que já aderiram ao SNC. Implantar o Sistema de Informação e Indicadores Culturais, assim como também Sistema Municipal de Formação na área de Cultura. E tomar o cuidado de que cada cadeira do conselho destinada a membros da sociedade civil seja ocupada por legítimos representantes das expressões culturais.
2 - Normatização dos repasses dos valores dos recursos estaduais para os municípios. Ampliação de editais para acesso a recursos estaduais, assegurando a setorização de forma a abranger todas as macro e micro regiões do Estado, ou seja, a regionalização dos repasses. Estabelecer convênios com o Estado para formação e qualificação dos gestores culturais governamentais e da sociedade civil.

3 - Estabelecer convênios com o Estado para formação e qualificação dos gestores culturais governamentais e da sociedade civil.

Eixo 2: Produção simbólica e diversidade cultural

1 - Ampliar as formas de divulgação das manifestações culturais com ações como um Encontro Cultural ou uma Semana Municipal de Cultura, com apresentações artísticas, palestras e seminários específicos para cada área (com esclarecimentos claros sobre a fundamentação da criação da categoria dentro de uma conceituação plural). E realizar ações de comunicação amplas para divulgação de ações culturais, como, por exemplo, a criação de edital municipal de Cultura. Regulamentação das atividades culturais, com o objetivo de legitimar os artistas da Cidade, iniciando por um censo com dados quantitativos e qualitativos dos gestores culturais de Praia Grande. Além disso, a criação de projetos municipais para o financiamento de apresentações de grupos culturais da Cidade e o incentivo para abertura de equipamentos municipais, como escolas, para ações culturais.
2 - Fortalecimento do intercâmbio estadual das atividades culturais, com maior acessibilidade a elas e divulgação por meio de editais públicos estaduais.
3 - Ampliação de estruturas para o apoio de categorias e povos tradicionais. E a criação de um circuito nacional de intercâmbio de cultura, abrindo a troca de informações e trabalhos em diversos estados do País.

Eixo 3: Cidadania e Direitos Culturais

1 - Disponibilização de espaços públicos para realização de ensaios, produções artísticas e atividades diversas, preferencialmente em horários noturno e aos finais de semana, em contrapartida os artistas ofereceriam oficinas para integração da comunidade a cultura.
2 - Realização de intercâmbio cultural e de eventos que fazem parte do calendário Municipal, entre grupos artísticos dentro do Estado e no âmbito Nacional, oferecendo infraestrutura para realização dos mesmos.
3 - Capacitação de entidades, ONGs e associações de bairro, para elaboração de projetos culturais e de captação de recursos, cadastro Nacional destas entidades para criação de Cota cultural, onde toda a comunidade tenha acesso a cultura.

Eixo 4 – Cultura e Desenvolvimento

1 - Promover a utilização dos espaços públicos (praças, escolas, espaços multiuso, espaços Conviver, etc.) com atividades culturais itinerantes.
2- Criação de programa de fomento municipal às produções artísticas em seus diversos segmentos, com a realização de editais para projetos temáticos.
3 - Realizar mapeamento dos artistas e organizações culturais, com o objetivo de criar um processo de seleção pública para atrações artísticas e culturais em eventos promovidos pela administração pública em geral.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário