Cubatão - Oficina de capacitação sobre editais do Ministério da Cultura

Oficina divulgará no dia 31 concurso para criadores e produtores culturais negros

Promoção é do Ministério da Cultura e vai até 25 de março

Para detalhar os procedimentos relacionados com os cinco editais recentes do Ministério da Cultura voltados para a produção cultural ligada à cultura negra, será realizada no dia 31 de janeiro, às 19 horas, no Bloco Cultural do Paço Municipal, uma oficina gratuita de capacitação para os interessados, com a participação dos representantes daquele ministério em São Paulo, bem como os da Secretaria Municipal de Cultura.

Os concursos abertos aos produtores e criadores negros vão até o dia 25 de março, envolvendo linguagens de cinema, de literatura, pesquisa de bibliotecas, de artes visuais, circo, música, dança e teatro.  Os prêmios profissionais, totalizando R$ 9 milhões, são garantidos nas cinco regiões do País, em parceria do Ministério da Cultura e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Os editais são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual, da Fundação Biblioteca Nacional e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), tendo ainda a parceria da Fundação Cultural Palmares.

O objetivo dos processos seletivos - iniciados em 20 de novembro de 2012 - é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, como prevê o Plano Nacional de Cultura e pelo Estatuto da Igualdade Racial. A intenção é formar novos escritores; elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros; incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros, investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o Brasil.

Estao previstas ainda oficinas gratuitas e sem pré-requisitos para os participantes, destinadas a auxiliar os interessados na participação, em diversas regiões paulistas, sendo que a de Cubatão, no dia 31 de janeiro, atenderá a toda a Baixada Santista.

Serviço: Oficina de capacitação sobre editais do Ministério da Cultura
Data: 31 de janeiro, às 19 horas
Local: Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/nº, entre as instalações da Prefeitura e da Câmara)
Participação gratuita, de todos os interessados

Veja mais:
http://www.cultura.gov.br/site/2013/01/17/cinco-editais-para-criadores-e-produtores-negros/

http://www.cultura.gov.br/site/2013/01/18/editais-para-produtores-negros-inscreva-se-nas-oficinas-de-capacitacao/

Os cinco editais:
Curta-Metragem - Curta-Afirmativo: protagonismo da juventude negra na produção audiovisual
Prêmio Funarte de Arte Negra
Seleção de projetos para Pontos de Leitura - Cultura Negra
Edital de apoio a pesquisadores negros
Edital de apoio à coedição de livros de autores negros

Nenhum comentário:

Postar um comentário