5ª Edição do Fórum de Cultura dia 12 de Setembro






Segundo a chefe da Seção de Ação Cultural de Praia Grande, Lourdes Marszolek, da Sectur, a participação de representantes de diversos tipos de manifestações artísticas é essencial. "Nos próximos encontros, vamos reunir grupos divididos por suas atividades culturais para debater e finalizar as propostas. Por isso, a participação de todos é essencial, pois só assim poderemos melhor atender aos anseios da comunidade artística", afirmou.

Composto de propostas culturais estruturadas e formatadas feitas a partir dos fóruns, um projeto cultural será encaminhado ao Ministério da Cultura. "Isto será necessário para obtermos incentivos estaduais e federais para programas, oficinas e manifestações artísticas e culturais", explicou Marszolek.

A intenção da Sectur é conseguir incluir Praia Grande no Sistema Nacional de Cultura, que é um órgão que visa à integração dos municípios, Estado e União e a liberação de verba federal para a área de cultura. Para isso, o Município precisa reformular seu Conselho de Cultura e ter um Plano e um Fundo Municipal de Cultura. Atualmente 104 municípios no Estado de São Paulo (aproximadamente 16% do total) fazem parte do Sistema.

O escritor Hermes Cassimiro Dias, de 70 anos, afirmou estar muito feliz com as reuniões. "Pretendo até me candidatar ao cargo de conselheiro de cultura nas próximas reuniões. Praia Grande precisava destes encontros", explicou.



--






Nenhum comentário:

Postar um comentário