Cubatão abre inscrições para o II Encontro Regional de Contadores de Histórias

Interessados devem se inscrever pelo blog da Biblioteca de Cubatão a partir de domingo (15/4)

Atenção, você que gosta de viajar pelos mais diversos mundos, conhecer diferentes reinos e personagens inusitados: em Cubatão, você já pode exercitar toda essa fantasia do "Era uma vez…" através do II Encontro Regional de Contadores de Histórias. As inscrições para o evento começam no próximo domingo (15/4) e poderão ser feitas no blog da Biblioteca de Cubatão (www.bibliotecacubatao.blogspot.com). Na página eletrônica, há um formulário de inscrição onde o interessado deve escolher uma das oficinas oferecidas. Mais informações pelo telefone 3361-6844 ou pelo endereço eletrônico bibliotecacubatao@yahoo.com.br. As vagas são limitadas.

Em 2012, o Encontro vai acontecer de 9 a 11 de maio, um dia a mais do que no ano passado, com programação das 9 às 17 horas. Haverá palestras, oficinas, perfomances e muito bate papo sobre as diferentes técnicas de contação de histórias. As atividades acontecerão no Bloco Cultural, na Biblioteca Municipal e em escolas da rede pública.

O objetivo das palestras e apresentações é o treinamento dos contadores de histórias nos mais variados segmentos: educação, voluntariado, artes cênicas e comunidade em geral. Os participantes terão à disposição uma exposição temática com livros, fantoches e outros produtos. O II Encontro promete reunir participantes de toda a Baixada Santista, tornando a cidade mais um polo de divulgação da arte da Contação.

Programação – Na abertura (9/5) vai ter apresentação do Grupo Rinascita de Música Antiga, interpretando temas da época renascentista, barroca e medieval. Haverá, também, workshop do Projeto Sala do Conto, projeto de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado, além de perfomances de contação com o Grupo Carochinhas, Tatyane Felix e Grupo Andorinhas.

No segundo dia (10/5), tem espetáculo musical com o Grupo Somente Ellas e palestra voltada para o atendimento em saúde. No Bloco Cultural haverá Oficinas: "O contador de histórias e a música", com Sonia Onuki, e "Técnicas teatrais na contação de histórias e suas aplicações", com Eliana Tavares.

Neste mesmo dia, na Biblioteca Municipal, as oficinas são "Contar histórias, uma arte sem idade", com Nalva Leal, "Relembranças da Infância", com Sylvia Manzano, "Confecção de mamolengos", com Mirian Freitas, "Teatro de sombras", com Tótila Ártigas, "Bonecas que contam", com Cida de Paula, e "Histórias com objetos", com Eliana Greco.

O encerramento do Encontro no dia 11/5 contará com performance dos atores Natan Alencar e Eliana Tavares interpretando "O menino azul", de Cecília Meireles. Depois, os contadores de plantão se espalham por escolas e creches municipais para encantar a criançada com o que aprenderam. Haverá, ainda, roda de histórias e o espetáculo "Recontando histórias do céu e do mar", com o Instituto Cultural Vasco Carmano.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: José Mário Alves (Arquivo)
Link para fotos:
20120412-SECULT-Encontro Contadores 2012-MM




Nenhum comentário:

Postar um comentário