Festival de violões é atração em Praia Grande


   
 

Camerata de Violões Seduc participa do evento, que tem entrada gratuita
 
 
A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoverá na quarta e quinta-feira (23 e 24), a terceira edição do "Festival Antonio Manzione", com participações da Camerata de Violões Seduc Praia Grande, dos violonistas Edson Lopes e Iury Cardoso. O evento será realizado no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), sempre a partir das 20 horas. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados no Porto do Saber, que fica na Avenida São Paulo, 900, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). O Palácio das Artes fica na Avenida Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.

Entre as atrações estão o violonista solista Iury Cardoso, professor de Violão da Prefeitura Municipal do Guarujá, regente da Camerata do Guarujá, arranjador e bacharelando em Música pela USP, sob orientação de Edelton Gloeden. Outro destaque é Edson Lopes, violonista internacional, arranjador, professor do Conservatório de Tatuí, formado em Tatuí e pela Trinity College of Music de Londres. Lopes faz parte da Camerata de Tatuí e do Quarteto Vivace Brasil.

A regente da Camerata de Violões Seduc Praia Grande, Valquíria Duarte, é natural do Recife, mas é em Praia Grande que escreve sua história. Estudiosa em sua arte, foi aluna de Antonio Manzione (e integrante da Camerata Heitor Villa-Lobos por 15 anos), de Angela Muner e, atualmente, tem aulas com Ulisses Rocha. Ela é educadora e violonista, além de ser a idealizadora do programa "Cordas Culturais".

"O Festival Antonio Manzione é um sucesso de público e nossos alunos têm a oportunidade de mostrar seus talentos para suas famílias e o público em geral. Com a presença dos solistas convidados, buscamos oferecer aos estudantes as boas referências da arte e fazer do evento uma grande festa e uma grande aula", disse o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas, Renato Paes.

Camerata Praia Grande – A Seduc promove desde 2005 aulas de violões, baseadas no Método Manzione de Sensibilização Musical, que consiste em aulas coletivas, onde os estudantes criam, ouvem e se aperfeiçoam.

A partir de 2006, foi criado o Encontro de Violões Seduc/Praia Grande, com apresentações dos alunos da rede municipal, também de Cameratas e Conjuntos de Violão da Baixada Santista. A partir de 2008, o Grupo de Violões passou a ser denominado como Camerata de Violões Seduc Praia Grande.

Antonio Manzione - O maestro Antonio Manzione formou-se com distinção pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1961, na classe do grande mestre Isaías Sávio, pai do violão brasileiro. Em 1962, tornou-se Assistente da Cátedra.

Entre os principais prêmios obtidos por ele estão: Destaque no Seminário Internacional, em Porto Alegre, em 1969; Medalha Villa-Lobos no 25º ano da morte do grande maestro no Seminário Internacional; "Poeta das Cordas" pela União Brasileira de Trovadores (UBT); Título de "Imortal" pela UBE (União Brasileira de Escritores na Assembléia Legislativa de São Paulo).

Ele promoveu o I Seminário Santista de Violão em 1972, conseguindo o número recorde de 712 inscritos e realizou uma apresentação com 1001 alunos, documentada pelo programa Fantástico, da Rede Globo (1984).

Notícia do dia 21/11/2011
Por Mauricio Eirós , MTB: 26.176
PG Noticias



Nenhum comentário:

Postar um comentário