Ciclo em Santos abordará a saúde mental no cinema‏

Projeto terá exibições de filmes que sobre o tema seguidas por bate-papo com os Psiquiatras Dr. Sidney Gaspar e Dr. Fernando Venturini, o criador da Associação Projeto TAMTAM, Renato Di Renzo, e o editor do CineZen, André Azenha

"Bicho de Sete Cabeças", "Uma Mente Brilhante" e "Estamira" serão os filmes exibidos
Em 10 de outubro, uma segunda-feira, acontece o Dia Mundial da Saúde Mental. Tendo em vista a data e o fato de que ainda há muitas dúvidas e mitos referentes a como lidar com situações-limite, quem procurar e/ou como proceder, o Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista – PAI BS, a Associação Projeto TAMTAM e o site CineZenpromovem o ciclo “A Saúde Mental no Cinema”.

O projeto, com apoio cultural da Vídeo Paradiso, terá exibições de filmes que abordam diferentes tipos de transtornos mentais, seguidas por bate-papo com os Psiquiatras Dr. Sidney Gaspar e Dr. Fernando Venturinio criador do Projeto TAMTAM, Renato Di Renzo, e o editor do CineZen, André Azenha. Nos encontros, os debatedores comentarão o que é real ou não nos filmes e responderão perguntas do público.
As sessões acontecerão nos dias 13 (quinta), 18 (terça) e 25 (terça) de outubro, sempre às 19h30, no Café Teatro Rolidei. Os longas exibidos serão respectivamente “Bicho de Sete Cabeças”, “Uma Mente Brilhante” e “Estamira”. Os encontros são abertos ao público geral e pede-se a gentileza da doação de um brinquedo novo que integrará a ação “Na Trilha do Noel”, realizada pela ONG TAMTAM há 11 anos.
SERVIÇO:
Ciclo “A Saúde Mental no Cinema”
Quando:
- 13 de outubro (quinta), 19h30: “Bicho de Sete Cabeças”
- 18 de outubro (terça), 19h30: “Uma Mente Brilhante”
- 25 de outubro (terça), 19h30: “Estamira”
Onde: Café Teatro Rolidei – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, 3º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão, Vila Mathias, Santos
Entrada: Um brinquedo novo em prol do projeto “Na Trilha do Noel”, da ONG TAMTAM
Mais informações: www.cinezen.net ou 13 9744-3726, com André Azenha

Sobre os filmes:
BICHO DE SETE CABEÇAS (2001)
A história de Neto (Rodrigo Santoro), jovem internado em um hospital psiquiátrico após seu pai descobrir um cigarro de maconha em seu casaco. Lá, Neto é submetido a situações abusivas. O filme, além de abordar a questão dos abusos feitos pelos hospitais psiquiátricos, retrata a questão das drogas e a relação entre pai e filho. O longa recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior, se destacando no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Festival do Recife, Associação dos Críticos de Arte de São Paulo, Festivais de Locarno e Cartagena.  Direção: Laís Bodanzky. Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Luís Miranda. Drama. 74 minutos.
———-
UMA MENTE BRILHANTE (2001)
John Nash (Russell Crowe), aos 21 anos, formulou um teorema que o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.  Venceu quatro Oscars: melhor filme, direção, roteiro adaptado e atriz coadjuvante (Jennifer Connelly). Direção: Ron Howard. Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Ed Harris, Paul Bettany. Drama. 135 minutos.
——–
ESTAMIRA (2004)
Estamira viveu e trabalhou mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, um local que recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro. Com um discurso filosófico e poético, Estamira analisa questões de interesse global. Premiado em festivais de Miami, Havana, Londres e na Mostra Internacional de São Paulo. Direção: Marcos Prado. Documentário. 115 minutos.
———
Sobre os debatedores:
Dr. Sidney Gaspar: Médico psiquiatra, psicodramatista, Mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo – USP, professor de Psiquiatria Médica da UNIMES e Diretor Clínico do Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista.
Dr. Fernando Venturini: Nascido em São Paulo, médico psiquiatra formado na PUC-Sorocaba, com Especialização no Hospital dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo e Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria / Associação Médica Brasileira. Médico psiquiatra do Núcleo de Atenção Psicossocial IV (Prefeitura de Santos) e médico-assistente do Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista.
Renato Di Renzo: Nasceu em Santos e se mudou para São Paulo logo após concluir o ginásio para estudar artes plásticas, assunto que o interessava desde a infância. Foi no extinto colégio IAD que começou a desenvolver e aperfeiçoar seu talento nas artes. Imerso nesse novo mundo, passou a estar em contato com grandes profissionais da área, foi quando recebeu o convite para frequentar os laboratórios do Teatro Oficina com Zé Celso Martinez Correa, Renato Borghi, Ítala Nandi e Antônio Pedro. Formado em Arte e Pedagogia pela FAAP, passou a promover núcleos de teatro e expressão em periferias, ministrar aulas em escolas e expor seus trabalhos. O convite para voltar a Santos fazendo arte com os ditos ‘excluídos’ foi uma proposta irrecusável. Renato Di Renzo foi convidado para trabalhar com teatro e arte na Casa de Saúde Anchieta, hospital psiquiátrico que sofreu intervenção municipal em 1989, por denúncias de maus tratos e morte de internos. Foi nesse momento que surgiu o Projeto TAMTAM, que mais tarde viria a se tornar referência da luta antimanicomial no mundo inteiro. Com seu trabalho pioneiro, Di Renzo ministra palestras em universidades, congressos e encontros e presta consultorias para diversas iniciativas nas áreas de educação, artes e saúde mental por todo o país. Além disso, o projeto é fonte de pesquisa para teses de graduação, mestrado e doutorado de faculdades de pedagogia, comunicação e psicologia de várias universidades brasileiras
André Azenha: Jornalista, crítico de cinema, editor do www.cinezen.net, é formado em Roteiro pela Escola de Cinema de São Paulo. Foi repórter e colunista de sites, revistas e jornais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Alagoas. Desde 2007 é repórter da Veja Litoral Paulista. Em 2008, publicou seu primeiro livro, “Poesia a Quatro Mãos”, escrito em parceria com sua mãe e poetisa Regina Azenha. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Em 2011, fez críticas de filmes para a revista Época São Paulo. No mesmo ano, passou a assinar colunas semanais no portal do Curta Santos e no Jornal da Orla. Mediou o ciclo Documentários Comentados, no Sesc Santos. Participa de e organiza ciclos de cinema e eventos culturais. Colabora com a revista literária Mirante e o Clube de Poetas do Litoral. Também é assessor de imprensa: atuou em agências de comunicação de São Paulo de 2008 a 2011, atendendo clientes das áreas de negócios, terceiro setor, poder público, transporte, cultura, saúde, tecnologia da informação, entre outros. Em 2009, assessorou a Feira Música Brasil, maior evento do gênero na América Latina, ocorrido no Recife. Criou o CineZen em março de 2009 e no ano seguinte passou a organizar do “CineZen Convida”, com o objetivo de estimular a discussão e a produção cultural. Escreve também no blog pessoal www.andreazenha.com. Contato: editor.cinezencultural@gmail.com e 13 9744-3726.
Sobre as instituições organizadoras do ciclo:
PAI BS: O Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista – PAI BS é uma unidade psiquiátrica de internação breve que objetiva garantir ao indivíduo portador de transtorno mental em quadro agudo, tratamento intensivo, eficaz e atendimento de excelência. O PAI BS disponibiliza aos usuários e seus familiares um suporte transdisciplinar em uma estrutura humanizada e segura, visando a reinserção social. A unidade é referência para os nove municípios da Baixada Santista.
Associação Projeto TAMTAM: A ONG existe há 22 anos e trabalha fundamentalmente arte, inclusão e diversidade, potencializando qualidade de vida e saúde mental coletiva, por meio do teatro, dança, capoeira, reciclagem, literatura e comunicação. Atualmente, atende 150 beneficiários gratuitamente, dos cinco aos 70 anos, com e sem deficiência, distúrbios e/ou qualquer tipo de déficit/sofrimento mental. A ONG desenvolve suas ações no espaço sócio-cultural e educativo Café Teatro Rolidei, que funciona no terceiro piso do Teatro Municipal de Santos. Mais em www.tamtam.art.br.
CineZen: Site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista) e prestar serviços. Semanalmente publica críticas das estreias de cinema e lançamentos em home vídeo, desde filmes contemporâneos até clássicos e cults. Tem  colaboradores de Santos, São Paulo, Santa Catarina, Recife e em 2010 firmou parceria com a Cinemaki, rede social para a discussão de cinema, com membros do Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Venezuela, Espanha, Índia, Estados Unidos e Reino Unido. Atualmente conta com 56 mil acessos únicos mensais. Também presta serviços de produção cultural e assessoria de comunicação. Pode ser acessado pelos endereços www.cinezen.net ou www.cinezencultural.com.br. Contatos :editor.cinezencultural@gmail.com e 13 9744-3726.
Apoio cultural:
Vídeo Paradiso: Locadora que completou 20 anos de atuação em agosto de 2011, possui um acervo com mais de 17 mil títulos, entre DVDs, Blu-rays e fitas VHS. Tem sido parceira e apoiado projetos culturais da região, como da Cinemateca de Santos, Cineclube Lanterna Mágica, Oficinas Querô, cujos curtas são disponibilizados para locação gratuita, Sesc, Curta Santos e o CineZen. Mais em www.videoparadiso.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário