Oficina Cultural Pagu celebra o cinema mexicano com ciclo de filmes



Oficina Cultural Pagu celebra o cinema mexicano com ciclo de filmes

Programação do 
Arriba, Arriba, Pagu! oferece vagas para oficina, palestra e ciclo de filmes mexicanos com vistas a chegada de "El Tri" a Santos para a Copa do Mundo 2014

A  Oficina Cultural Pagu – unidade da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada da pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove entre 1 e 22 de junho, o Ciclo de Filmes Mexicanos, como parte do projeto Arriba, Arriba, Pagu!. O evento conta com o apoio institucional do Consulado Geral do México em São Paulo.

Por conta da escolha da cidade de Santos como sede da delegação do México durante a Copa do Mundo, a Oficina Cultural Pagu preparou uma programação especial e gratuita que busca retratar a diversidade histórica e cultural do país. Uma das atrações é o Ciclo de Filmes Mexicanos com sessões aos domingos, sempre às 16h, no Museu da Imagem e do Som de Santos, com entrada franca.

Com apoio da Vídeo Locadora Paradiso e coordenação do Cineclube Maurice Legeard, a Oficina Cultural selecionou quatro filmes mexicanos que se tornaram referência no panorama cinematográfico mundial, ao retratar a cultura e a sociedade daquele país, em várias épocas. Ao final de cada sessão haverá um bate-papo com os integrantes do Cineclube.

A Oficina Cultural Pagu é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço:

► CICLO DE FILMES MEXICANOS
Coordenação: Cineclube Maurice Legeard
Apoio: Vídeo Locadora Paradiso
1 a 22/6 – domingos – 16h
Classificação: 16 anos
30 lugares por sessão
Local: MISS – Museu de Imagem e Som de Santos: Avenida Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias
Entrada franca (retirar ingressos antecipadamente na recepção)

Programa:

Dia 1º
Rudo e Cursi (2008, comédia, 103 min.)
Direção: Carlos Cuarón
Toto (Gael García Bernal) e Beto (Diego Luna) são dois irmãos que vivem uma relação de amor e ódio enquanto competem por um espaço no mundo do futebol profissional.

Dia 8
Simão do Deserto (1965, drama, 45 min.)
Direção: Luis Buñuel
Inspirado na história de Simeão Estilita, asceta do século V que viveu 37 anos no topo de uma coluna pregando a cristandade, Luis Buñuel faz um ataque divertido e cínico à religião e ao fanatismo. O personagem central é um fanático religioso que passa sua vida no deserto, rezando, pregando, abençoando os peregrinos e ditando regras de conduta. O demônio, disfarçado, tenta seduzi-lo o tempo todo.

Dia 15
Zona do Crime (2007, drama, 97 min.)
Direção: Rodrigo Plá
Alejandro (Daniel Tovar) é um adolescente que vive em La Zona, um condomínio fechado na Cidade do México. Três jovens de uma favela vizinha invadem o local para assaltar uma das casas, matam uma mulher, mas dois deles são mortos pelos seguranças. Um grupo de moradores se reúne na casa de Alejandro, onde fica decidido que nada será dito às autoridades e que eles próprios procurarão o terceiro invasor (Alan Chávez).

Dia 22
Nicotina (2003, comédia, 93 min)
Direção: Hugo Rodríguez
Lolo (Diego Luna) é um hacker que grava secretamente sua vizinha, a violoncelista Andrea (Marta Belaustegui). Paralelamente ele consegue acessar dados de contas suíças e negocia as informações com mafiosos. Quando Andrea descobre que está sendo espionada, ela invade o apartamento de Lolo e quebra tudo o que vê, arremessando o CD com os dados das contas suíças pela janela. Todos os envolvidos partem pelas ruas da Cidade do México em busca do CD perdido.

Oficina Cultural Pagu
Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande - Cep: 11075-390 - Santos - SP 
Contato: (13) 3219-2036 / 3219-1741 | 
pagu@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda das 18h às 22h, terças a sextas-feiras das 13h às 22h | Sábado das 14h às 18h.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook:
https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa – POIESIS / Oficinas Culturais 
Dirceu Rodrigues: (11) 4096-9827 e 
dirceurodrigues@poiesis.org.br 
Karina Franca: (11) 4096-9894 e karinafranca@poiesis.org.br   
Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado da Cultura
Renata Beltrão – (11) 3339-8164 /
rmbeltrao@sp.gov.br
Janaína Vieira / (11) 3339-8169 /
janvieira@sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário