Sarau Encontro de Utopias - Centro Cultural Lamparina /Consolação-SP

O Sarau Encontro de Utopias em janeiro convida dois cantadores do Nordeste, o poeta e agitador cultural Carlos Galdino e o compositor e cordelista Vavá do Bixiga.



Afine a poesia.
Dedilhe seu traço.
Percuta a intuição.
Essa ciranda é sua!
Entre na roda:
cultura é protagonismo.

Palco Aberto.

Terça feira, 22 de janeiro às 21h No Centro Cultural Lamparina Brasil, R Marques de Paranaguá, 377 - Consolação

Gratuito.


VAVÁ DO BIXIGA:



Vavá do Bixiga Nasceu em Uauá - BA a cinco léguas de Canudos de Antonio Conselheiro do Sertão. Aos 08 anos, Vavá começou a tocar violão e declamar poesia, onde viveu entre sanfoneiros, violeiros, aboiadores, emboladores, repentistas, contadores de história, romeiros, festas de Reis, São João, vaquejadas e viveu também entre ciganos. Em 1969, embarca num pau de arara, até juazeiro da Bahia, foi quando entrou em um ônibus e veio parar em São Paulo, aonde veio aportar num dos bairros mais tradicional da "Paulicéia Desvairada", o Bixiga, aonde veio a receber o título de Cidadão do Bixiga, com o pseudônimo "Poeta Vavá do Bixiga".

Nunca perdeu suas origens do sertão,e seu estilo poético retrata suas raízes nordestinas. Em 1988 Vavá do Bixiga lança o livro "Amor e Paixão" (esgotado). Em 1992, Vavá é convidado pela jornalista Rosângela Byanchi para produzir o programa "Noite Real", na Rádio Imprensa F.M. - 102,5, que permaneceu no ar por 13 anos. No mesmo ano, Vavá do Bixiga é convidado pela Scortecci Editora para participar da Antologia Poética Nacional Brasil, e seus poemas integraram 4 antologias.

Em 2000, Vavá do Bixiga é convidado pela Produtora "Teatro de Cordel Produções Artísticas", para atuar como ator na peça teatral "De repente o Cordel", onde trabalhou por 04 anos, narrando e levando a cultura popular a teatros, escolas, secretarias de cultura e universidades. Em 2001, Vavá do Bixiga participou do Festival de Teatro de Curitiba, com o mesmo espetáculo. Em 2002, fez uma curta temporada no Centro Cultural do Banco do Brasil, de 12 dias, já com outro espetáculo, "Pelejas, Cordéis e Improvisos", da mesma produtora.

Nesta longa jornada, participou de vários programas de rádio e na TV Cultura. Em 2005, Vavá lança CD "Declamando e Cantando o Sertão" cultura popular. No 2º semestre do mesmo ano, assume a direção artística do programa "Rosângela Byanchi - Falando de Cultura", no canal comunitário da cidade de São Paulo onde permaneceu por 4 anos. Em 2007 recebe o Diploma da Academia Brasileira de Arte Cultura e Histórica, no Grau de Poeta Popular.

CONTATOS: Cel.: (11) 8558-2228. E-mails: poetavavadobixiga@hotmail.com


CARLOS GALDINO



Sou amante das coisas simples...

Café preto feito por mim mesmo.

Fruta colhida no pé.



Produziu o Sarau da Biblioteca São Paulo. Produz hoje o Sarau A Plenos Pulmões juntamente com Marcos Pezão e Jaime Matos. Produtor da Candieiro Incendiário Produções atua em projetos artísticos, educativos e literários, com foco na cultura popular. O poeta, músico, comunicador e agitador cultural Carlos Galdino em parceria com a produtora, socióloga e poeta Ana Cristina Martins promove saraus e eventos literomusicais - encontros e debates literários, lançamentos de livros, CDs e zines, performances de poesia e cordel, entre outros -, oficinas de cultura popular, de literatura de cordel e de incentivo à leitura para todas as idades, tais como contação de estórias (voltadas ao público infanto-juvenil ou adulto). Forma e incentiva a formação de grupos musicais, multiartísticos (que envolvem teatro, dança, música, poesia e outras manifestações artísticas e culturais) e coletivos literários. A palavra 'Candieiro' que dá nome à produtora, está propositalmente grafada 'como se fala' por ser este um aspecto inerente à Literatura de Cordel e à cultura popular, principais focos deste trabalho. ‘Candieiro’ Incendiário pretende divulgar e prestigiar a cultura popular e dar apoio logístico e executivo a artistas populares e alternativos de todos os segmentos.



Galdino é poeta, produtor cultural, atuante na cena artistica nacional, com nove coletaneas de poesias publicadas. Ministra oficinas de cultura popular e de cordel. Apresenta-se em saraus e eventos culturais.



contato : gallldino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário