SEMANA DA LEITURA - CCBEU SANTOS



 

Dia 06/11/12

15H00 – “Encontro com Escritoras”.
Presença de Clara Sznifer, Madô Martins e Regina Alonso.
Público alvo: jovens e adultos.

Clara Sznifer
Ativista cultural da cidade, participante de diversos grupos de incentivo a leitura, dentre eles o Ciranda Literária (no CCBEU), oficinas e concertos de leitura. Tem dois livros de poesias publicados e várias antologias de grupos literários  da cidade,
dentre eles "Café com letras"," Outras Palavras" e “Clube de Poetas do Litoral”, além de artigos publicados em revistas da cidade tais como, revista Mirante e revista Cabeça Ativa.

Madô Martins
Escritora e jornalista com onze livros publicados nos seguintes gêneros: poesia (moderna e haicai), conto, literatura infantil, ficção, romance, e crônicas (estas reunidas em livro publicado pela Editora Leopoldianum, da Unisantos, sob o título Vôo de Borboleta).
Desde o ano 2000 tem suas crônicas publicadas no Jornal A Tribuna, todos os domingos, no caderno Galeria.
Possui mais de 70 premiações em concursos literários nacionais e estrangeiros. Realiza palestras e oficinas sobre criação literária. Em novembro, será empossada na Academia Itanhaense de Letras, como membro correspondente.




Dia 07/11/12

19h30 - “Ciranda Literária” – Tema: Todos os povos
Com Luciana Almeida e Clara Sznifer.
Público alvo: adultos.

Encontros mensais para compartilhar experiências em diversas linguagens: literatura(prosa ou verso), cinema e música dentre outras.
 A cada mês, mediante escolha do próprio grupo, decide-se o tema do próximo.


 
Dia 08/11/12

15h30 – Contação de História (em inglês)
Tema: Lendas Indígenas Americanas.
Com Marcia Trierweiler.
Público alvo: crianças e jovens.              

19h30 – Oficina de Contação de Histórias –
Tema: “Objetos e histórias – a importância dos objetos na contação de histórias”
Com Eliana Greco Ilário.
Contadora de histórias, atriz e promotora de leitura. Atua caracterizada interagindo com o público com parlendas, música e dobraduras.


 
Dia 09/11/12

14h00 – Oficina de Mediação de Leitura
Tema: “Ler é preciso, mediar é fundamental”
Com Luciana Melo.

Luciana Melo é ... 

À noite, dois eventos simultâneos fechados para alunos do CCBEU e seus pais:

19H00 – “Pajama time”
Noite em que as crianças serão convidadas a vir de pijama, podendo inclusive trazer um amiguinho para conhecer o CCBEU e seus professores. As crianças irão participar de uma noite muito divertida. Teremos diversas atividades para os pequeninos como: contação de histórias, sessão de cinema com direito a pipoca, música e muito mais.
Público infantil (exclusivo para alunos do TOTS 2 e KIDS 2)

Enquanto isso...Para os pais...
19h00 – Apresentação do Coral da Diretoria Regional de Ensino de Santos
Comandado pela Professora Coordenadora de Língua Estrangeira Moderna - Andréia Lanças. 

19h30 – Palestra para pais-
Tema - "Valores e Limites – a quem cabe educá-los?"
Com Maria Helena Marques.


 

Maria Helena Marques é comunicóloga, pedagoga, especialista em educação da infância. Autora do livro "Escola de Valor - significando a vida e a arte de educar" (Paulus/2009) e "Como Educar Bons Valores" (Paulus/2012). Foi consultora da Unesco, participou da equipe que coordenou projetos de Cultura de Paz nas escolas públicas estaduais de São Paulo. Atualmente, Maria Helena é consultora da Fundação Bunge, responsável pelos projetos do programa Comunidade Educativa que envolve o trabalho com o voluntariado corporativo e formação de professores em escolas públicas da baixada santista. É Formadora do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo – SIEEESP, Coordenadora-Geral do Projeto “ECA Conhecer para Reconhecer” que atua na formação de Agentes Educativos Multiplicadores do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA nas escolas de Santos e fundadora da Consultoria Escola de Valor, que ministra palestras, cursos e oficinas pedagógicas. 

Transmitir valores, falar sobre regras e limites são preocupações que os pais e os professores têm ao educar filhos e alunos. Afinal, a indisciplina, a falta de limites, o desrespeito, o envolvimento de jovens com álcool e drogas, os níveis de aprendizagem cada vez mais insatisfatórios são questões que parecem estar associadas à crise de valores que estamos vivendo.

A palestra pretende auxiliar pais e professores na desafiadora arte de educar, esclarecendo algumas inquietações.




Todos os eventos da SEMANA DA LEITURA aconteceram no Centro Cultural Brasil Estados Unidos -  CCBEU, unidade de Santos situada à Rua Azevedo Sodré, 101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário