Espaço Flex recebe Poesias Mirins

Espaço Flex recebe Poesias Mirins
Encontro acontece a partir das 18 horas

Foto: Edmilson Lelo
      Por Elaine Saraiva

O Espaço Flex, da biblioteca Porto do Saber, recebe, nesta quarta-feira (14), os alunos dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Roberto Shoji, em mais um encontro literário do projeto Poesias Mirins. Durante o evento, os alunos e professores da unidade escolar realizarão uma mostra das atividades desenvolvidas dentro do projeto. A atividade acontece a partir das 18 horas e a entrada é gratuita. A promoção é da Secretaria de Educação (Seduc).

No encontro, os poetas mirins recitarão releituras dos poemas do autor José Paulo Paes, sendo que a produção de alguns textos contou com a participação das famílias. Já os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da escola irão fazer uma homenagem ao poeta Fernandes Cerqueira, da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande. "Cerqueira sempre prestigia as apresentações da escola no Porto do Saber e elogia a iniciativa das professoras e o desempenho dos alunos", afirmou a diretora da unidade escolar, Andréa Sodré.

Andréa ainda comentou que os alunos dos 5º anos confeccionaram ilustrações para os textos produzidos pelos estudantes dos 2º anos em homenagem ao poeta José Paulo Paes. "Os alunos toparam o desafio, e usaram toda criatividade para ilustrar os textos e contribuir para a produção do livro que será entregue ao chefe de Divisão de Cultura nas Escolas, Renato Paes", disse Andréa.

O evento terá ainda a leitura dos poemas "Rosa Sim, Rosa Não", do estudante Tiago da Silva Sá e "Sonho a Realizar", do aluno Jonatas dos Santos Bonilha Cardoso, ambos do 1º ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foram premiados, respectivamente, com o primeiro e segundo lugares no Troféu Escreler, entregue pelo núcleo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) da Baixada Santista aos melhores projetos de estímulo à leitura na região.

Os dois estudantes participam do projeto de leitura "Redescobrindo a Poesia", desenvolvido pela professora Ana Cristina Alves, na disciplina de Língua Portuguesa, e que visa explorar textos de autores como Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu.

"O projeto Poesias Mirins tem encantado o público e a comunidade do entorno da escola, e as vindas ao Porto do Saber resultam em encontros inesquecíveis de arte, cultura e humanidade", afirmou o chefe da Divisão de Cultural nas Escolas, Renato Paes.

Poesias Mirins – Realizado desde 2010, o projeto Poesias Mirins envolve todos os alunos da escola Roberto Shoji. Ele inclui trabalho de pesquisa sobre autores literários e declamação das obras, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e ampliar o repertório cultural dos alunos.

Estrutura - Além do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne em um só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a escola municipal Porto das Artes para aulas culturais (dança, teatro, música e artes visuais) dos alunos do projeto Super Escola.

O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Municipal Irmã Dulce).

FACEBOOK - Acesse também o conteúdo do PG Notícias em nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário