“Auto da Barca do Céu” é encenada gratuitamente em PG

Matéria do PgNoticias
Notícia do dia 6/7/2012
Por Jaqueline de Marco, MTB: 52.981




Dentro das comemorações do Dia do Padroeiro de Praia Grande, celebradas em junho com missas e apresentação musical, será encenada gratuitamente, no sábado (28), às 20 horas, a peça “Auto da Barca do Céu”, que gira em torno da história de Pedro Apóstolo. A peça, que terá a participação de aproximadamente 60 munícipes no elenco, terá entrada franca. O espetáculo acontecerá no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão).


“Auto da Barca do Céu” mostra Pedro como pescador de almas, guiando uma embarcação com destino ao paraíso. No meio do caminho ele se depara com diversos personagens da História, com trajetórias de vida completamente diferentes. Dentre as personalidades que integram a peça estão Jesus, Herodes, Nero, Lampião, Maria Bonita, Corisco, Dadá e Nossa Senhora.

A apresentação terá 90 minutos de duração e é uma adaptação livre da peça do dramaturgo português Gil Vicente “Auto da Barca do Inferno”. O espetáculo terá roteiro e direção de Petruccio Araujo. Os ingressos para a peça poderão ser retirados gratuitamente no local uma hora antes do espetáculo.

Segundo Petruccio Araujo o espetáculo terá características próprias do teatro popular por sua temática religiosa e pela estética da representação de ideias abstratas. “Ao se aproximar da literatura de cordel, a peça tem um texto contemporâneo. E esta contemporaneidade do roteiro se dá pela narrativa contempladora dos tempos múltiplos, que, diante dos olhos da plateia, geram personagens absurdos, que mais parecem viajantes do tempo”, explicou.

A estudante Sabrina Novaes, de 14 anos, que interpreta a carranca da embarcação, afirmou estar empolgada com o espetáculo. “Meu personagem é aquele que espanta os maus espíritos que tentam se aproximar da barca. A história está muito bonita e eu tenho certeza que o público vai adorar”.

Para o ator Paulo Valone, de 40 anos, que interpreta o apóstolo Paulo na peça, afirmou que este é um trabalho diferenciado de todos do qual já participou. “É um trabalho realizado com a comunidade praiagrandense e o valor cultural disso é muito grande. E a ideia de envolver iniciantes e atores profissionais em um mesmo evento é uma excelente troca de conhecimentos”, afirmou.

Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias do ensaio da peça “Auto da Barca do Céu”, realizado no Palácio das Artes no dia 3 julho de 2011, clicadas pelo fotógrafo Jairo Marques:
http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos/?p=61344


Nenhum comentário:

Postar um comentário