PG realizará primeiro Fórum Municipal de Cultura - dia 9 de maio


Evento ocorrerá dia 9, a partir das 16 horas, no Palácio das Artes (PDA)

      Praia Grande realizará a primeira edição do Fórum Municipal de Cultura. O evento ocorrerá
no dia 9, a partir das 16 horas, no Palácio das Artes (PDA), localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão. O evento contará com participação de representantes do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A entrada é gratuita.

“O Fórum de Cultura não é só do interesse do artista, mas do povo de um modo geral. O evento objetiva formular políticas de incentivo à cultura e reativar o Conselho Municipal de Cultura. Só com este tipo de iniciativa conseguiremos trazer parcerias estaduais e federais. Trata-se de um grande passo para a evolução da Cidade”, explicou a chefe da Seção de Ação Cultural de Praia Grande, Lourdes Marszolek.

Os representantes regionais do Ministério da Cultura, Valério Benfica, e da Funarte, Tadeu de Souza, confirmaram participação no encontro. Entre as questões que serão abordadas durante o Fórum, destaque para a criação de medidas visando incentivar o empresariado a participar de ações voltadas a área.

“Atualmente o empresário não tem noção de como ele pode ser um agente de fomento cultural. Sem este tipo de informação acaba por ficar na exclusão. Gostaríamos que esse grupo participasse do evento. Só assim esses comerciantes terão conhecimento da dinâmica de formatação de projetos culturais”, disse Lourdes.

Conselho - O Conselho Municipal de Cultura deve ser reformulado nos próximos meses. O objetivo é ampliar a participação da sociedade para elaborar propostas de políticas públicas para o ambiente cultural da Cidade e apresentá-las à Administração.

Encontro – Recentemente o prefeito de Praia Grande recebeu um apanhado de propostas formuladas durante a Pré-Conferencia de Cultura e Juventude e a Conferência Municipal de Juventude – realizadas em agosto e setembro de 2011, respectivamente. As sugestões visam incentivar o crescimento cultural do Município. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, artistas, produtores, arte-educadores e representantes de movimentos culturais da Cidade.

“Quando tratamos de dinheiro público, é necessário que haja uma prestação formal de contas, e, para isso, precisamos que os projetos venham acompanhados de toda a documentação necessária. Todas as propostas são bem-vindas, e, para viabilizá-las como queremos, precisamos dessa organização da sociedade”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário