PG recebe espetáculo de dança contemporânea



Notícia do dia 11/4/2012
Por Jaqueline de Marco, MTB: 52.981

 

 

 

PG recebe espetáculo de dança contemporânea

Evento será realizado ao ar livre na sexta-feira (20), às 19 horas

 

 

Peça acontecerá na praça 19 de Janeiro

 

Em homenagem aos 90 anos do músico santista Gilberto Mendes, Praia Grande receberá o espetáculo de dança contemporânea "Uma foz uma fala, uma dança para Gilberto Mendes", na sexta-feira (20), às 19 horas. A peça, realizada pelo núcleo artístico Athos, será encenada gratuitamente ao ar livre na Praça 19 de Janeiro, no Bairro Boqueirão. A apresentação envolverá sete bailarinos, que além de dançar, também farão algumas cenas artísticas. E terá esquema de iluminação e som especial. A previsão da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande é que a peça atraia cerca de 700 pessoas.

Segundo o produtor da peça, o bailarino Júnior Brassalotti, a ideia é democratizar o acesso à dança contemporânea. "Apresentações gratuitas em espaços abertos, fora dos teatros, criam condições para que o público tenha acesso aos bens culturais". Brassalotti explicou ainda que a homenagem a Gilberto Mendes é merecida. "O espetáculo celebra e divulga a vida e a obra de um dos mais importantes nomes da música contemporânea brasileira em atividade".

Para a chefe da Seção de Ação Cultural de Praia Grande, Lourdes Marszolek, apresentações ao ar livre possibilitam a reação instantânea do público. "Pessoas que não têm costume de ir a apresentações de dança terão a possibilidade de assistir a este espetáculo gratuitamente. O horário coincide com a saída do trabalho de algumas pessoas e de entrada de estudantes". Lourdes afirmou ainda que a apresentação é um presente para a Cidade. "Receber este espetáculo é muito importante para a cultura de Praia Grande. O trabalho é bonito e, com certeza, o público vai gostar muito", explicou.

O espetáculo "Uma foz uma fala, uma dança para Gilberto Mendes" tem direção de Miriam Carbonaro, coreografia de Alexandre Almeida, produção de Júnior Brassalotti, coreodramaturgia de Jorge Gonçalves, figurinos por Kadu Veríssimo e maquiagem de Fernando Pompeu.

Gilberto Mendes - O compositor Gilberto Mendes nasceu em 1922 em Santos e aos 19 anos trocou a faculdade de Direito de São Paulo pelo Conservatório Musical. Conferencista e colaborador de diversos jornais e revistas brasileiras e grande agitador cultural, fundou em 1962 o Festival Música Nova de Santos e assinou no ano seguinte o Manifesto Música Nova.

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário