Um presente para Praia Grande no dia da Nacional da Poesia

O texto a seguir é um relato da amiga Márcia Guedes, escritora de Guarujá que esteve na noite de sexta-feira dia 09 de março, fazendo o lançamento e divulgação de seu livro de poesias Construção.

Na noite de sexta-feira dia 09 de março estava compartilhando de uma roda literária no Porto do Saber em Praia Grande com pessoas que havia conhecido há pouco tempo e com seleto grupo de amigos poetas e escritores de Guarujá. Ficamos cerca de duas horas declamando poemas e conversando acerca do meu segundo livro “Construção”. Recebemos a visita das fotógrafas Bel Barbiellini e Cris Campanella fiquei extremamente feliz. Tudo ocorria bem, caminhava tranquilamente. O tempo ia passando bem suave...   
Terminamos a reunião. Cada um voltava a seu lar e aos poucos, as luzes apagando-se, as portas sendo fechadas, as despedidas...  Ficamos ali, a turma de corajosos poetas e admiradores desta tão bela arte, no lado de fora do Porto do Saber à espera do motorista. Enquanto não chegava largamos a caixa repleta de livros ao lado de uma árvore  defronte a próprio Municipal. Enquanto registrávamos um pouco daquele momento tão bonito e sensível através da máquina fotográfica. Uma moradora de rua passando pelo local compartilhou daquele instante de felicidade, com palavras de alegria. Finalmente com a chegada do motorista nos despedimos de Celso Freitas. A Kombi branca, altiva, adesivada guiada pelo motorista Laércio nos levaria a Guarujá.  
 No interior  do veículo rimos, conversamos,fizemos planos. Tudo normal. Chegamos a Guarujá por volta das 20h30. Os que estavam conosco cada um foi deixado em casa. Somente Alexandra, Angelina e eu ficaríamos na Secretaria de Cultura.                   
 Quando descemos do transporte... Voltamos no tempo. Onde estão os livros? A Alexandra me olhou, A Angelina custou a acreditar... Coloquei as mãos na cabeça e disse:
 “_ Nossa Missão é fomentar a leitura, levar a literatura e criar laços para a corrente do bem, que compreende cidadania e conhecimento para todos”.
 A Alexandra concordou e assinou embaixo. O Sr. Laércio disse que voltaria a Praia Grande. _ Não adianta Sr. Laércio há essa hora Praia Grande já foi alcançada pela leitura. Fomos para casa. Prudentemente liguei para o Celso Freitas Presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, que no mesmo instante foi até o local e constatou que o livro desaparecera. A única testemunha, a moradora de rua que havia feito uma brincadeira há horas atrás. Celso acordou-a e perguntou pela caixa de livros. A resposta veio ainda sonolenta:
 “_ Tinha uma velha com uma menina segurando uma caixa, não vi mais nada”. Virando-se e voltando a dormir. 
Ao telefone Celso   pediu para que aguardássemos até segunda-feira para entender ao certo, o que acontecera com os livros.
Já na segunda-feira liguei para o Porto do Saber pela manhã  conversei com Aline e fui informada que o Celso já havia avisado a equipe do que acontecera.
Hoje é dia Nacional da Poesia! Meu livro Construção tem como foco a construção de idéias, palavras e sentimentos.
Espero que as palavras que Celso escreveu toque o coração daqueles que compartilham do mesmo pensamento que o meu. Feliz dia nacional da Poesia.


Marcia Guedes

Sobre Márcia Guedes



Márcia Guedes de Amorim nasceu em Guarujá no dia 03 de julho de 1971.
Formou-se em letras em 2005 pela Faculdade Don Domenico.
Publicou seu primeiro livro “Minha Vida com Poesia” em 2007 com apoio da Secretaria Municipal da Cultura por meio da AFAG.
Fez  uma noite de autógrafo do livro “Construção”na Escola  de Idiomas Green House.
Recebeu inúmeras premiações e distinções por sua performance poética.
É sócia fundadora da Associação Guarujaense de Escritores (AGE).
É membro da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande.
É membro do Comitê Técnico Pró - Leitura da Universidade Santa Cecília.
Coordenadora de Literatura na Secretaria Municipal da Cultura de Guarujá.
Conselheira pertencente ao seleto grupo de mulheres do Conselho Municipal da Condição Feminina de Guarujá– CMDCF
 Idealizadora e contadora de história com atuação no Projeto: Mania de Leitura da Secretaria de Cultura
 


marciaguedes_5@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário