O meu Prémio! da Direção do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"


O Grande Objectivo do Portal é difundir (graciosamente) a arte  de cada, de língua lusa.

  Muitos desconhecem, ou por timidez, esta função do CEN.

  A finalidade de  "Antologia", o "Sebo" ,"Magazine" , etc., é lhes dar a oportunidade de maior difusão do que o dispendioso, limitado de alcance e anti-ecológico livro impresso.

  Para cumprir, o CEN "encarrega" (no bom sentido) várias entidades na "colheita", distribuidos por diferentes "regiôes de internautas", evitando a sensação de  "sempre os mesmos".

  Não é portanto diminuir o labor de uns para realçar de outros: o CEN iguala colectivamente na apreciação da sua importancia individual, o contribuinte na difusão da Língua-Mãe e de suas Artes.

  Concluindo, tu que estás lendo, és essencial no âmbito da cultura Lusíada!


 




 
A Direção do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"
Tem o prazer de oferecer-lhe um prémio pela sua colaboração na Magazine CEN / Março 2012
Dia Mundial da Poesia
 
 
 



Dia Mundial da Poesia
21 de Março 
Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

 

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

A poesia, ou género lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspetos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal). Continua




 
Carlos Leite Ribeiro - Presidente
Carmo Vasconcelos - Secretária-geral
Maria Beatriz Silva -
Henrique Lacerda Ramalho -
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário