OFICINA CULTURAL PAGU ABRE INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES DE FÉRIAS EM NOVO ENDEREÇO

OFICINA CULTURAL PAGU ABRE INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES DE FÉRIAS EM NOVO ENDEREÇO

Fonte: http://www.pgnoticias.com.br/2012/01/oficina-cultural-pagu-abre-inscricoes.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PgNotcias+%28PG+Not%C3%ADcias%29



A partir do dia 5/1 estão abertas as inscrições para os cursos de férias da OfIcina Cultural Pagu. São atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos nas seguintes áreas: Artes Plásticas, Circo, Fotografia, Coro Cênico, Teatro e Literatura.

Toda a programação está disponível no site: www.oficinasculturais.org.br.

Os interessados poderão inscrever-se pelo email: pagu@oficinasculturais.org.br ou pessoalmente no

Novo endereço de atendimento: Rua Napoleão Laureano, 89 - Marapé - Santos (Centro Comunitário São Judas Tadeu) de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h e sábados das 10h ás 17h.

A mundança de endereço ocorreu devido a reforma qua acontecerá em sua sede na Cadeia Velha. Maiores informações pelos telefones: 3219 2036 / 3219 1741.

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO Coordenação: Cristiano Sidoti.
1/2 a 21/3:
1 a 29/2 – quartas-feiras – 18h45 às 21h45;
3 a 17/3 – sábados – 14h às 17h;
21/3 – quarta-feira – 18h45 às 21h45.
Público: interessados em geral acima de 13 anos.
Inscrições: 5 a 30/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.Abordagem técnica, norteada por bibliografia especializada da área, sobre o desenho artístico, com o tratamento de temas como luz e sombra, proporção, perspectiva, forma e textura. Os participantes terão aulas expositivas pela cidade para aguçar a observação e a percepção imagética, que serão postas em prática nas representações gráficas.Cristiano Sidoti é arquiteto, fotógrafo, diretor cinematográfico, desenhista e pintor. Já participou da Bienal Naïf do Brasil e foi premiado no Festival Santista de Curtas-Metragens e no 16º Gramado Cine Vídeo, com “Emoções em Paquetá” como melhor vídeo social independente brasileiro.

CIRCO

OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO E MALABARESCoordenação: Janaína Melques Fernandes.
Assistente: Kelly Jandaia.
20/1 a 30/3 – sextas-feiras – 14h às 17h.
Público: adolescentes e crianças a partir de 8 anos.
Inscrições: 5 a 18/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.A oficina busca promover o encontro dos jovens com a arte circense, de modo que conheçam e valorizem essa manifestação artística e desenvolvam habilidades motoras e capacidades físicas, como equilíbrio, coordenação, força, flexibilidade etc. Para tanto, serão realizados estudos e exercícios de técnicas acrobáticas com bola, malabares, perna de pau, entre outros.Janaína Melques Fernandes é acrobata, graduada e especialista em Educação Física. Atuou em vários espetáculos e desenvolve, com crianças, trabalho pedagógico na rede pública a partir de uma perspectiva multicultural da Educação Física. Kelly Jandaia é palhaça, acrobata e malabarista.

FOTOGRAFIA

OFICINA BÁSICA DE FOTOGRAFIA Coordenação: Tito Wagner.
30/1 a 26/3– segundas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: interessados com conhecimento básico em fotografia acima de 15 anos.
Inscrições: 5 a 28/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.Abordagem teórica e prática da linguagem fotográfica, com base na análise estética e técnica de imagens captadas por grandes fotógrafos, para viabilizar produção de fotos com mais qualidade.Tito Wagner é professor especialista em fotografia pelo Senac e documentarista. Participou, dentre outros eventos, da 10ª Bienal de Artes em Santos, do Festival Santista de Curtas-Metragens e do 1º Encontro de Arte Contemporânea Caiçara em São Vicente.

MÚSICA

WORKSHOP DE CORO CÊNICOCoordenação: Joel Maciel Junior.
27/2 a 26/3 – segundas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: atores, músicos e interessados com alguma prática em canto acima de 16 anos.
Inscrições: 5/1 a 24/2.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.O workshop busca conduzir os participantes ao uso correto da voz por meio de técnicas de coro cênico e exercícios corporais – como respiração, sonorização, impostação e dicção–, além de abordar estruturas e interpretação de texto cênico na música.Joel Maciel Junior, graduado em Educação Musical, é regente, pianista e compositor. Atualmente rege o coro da Prefeitura de Mongaguá e o da Usiminas, além de ser preparador vocal dos atores do Teatro Guarany e instrutor de canto do Projeto Guri.

TEATRO

OFICINA DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL Coordenação: Juliana Dorneles.
13/1 a 16/2 – quintas e sextas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: estudantes de teatro e interessados acima de 15 anos.
Inscrições: 5 a 10/1.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.Por meio de técnicas preparatórias para o ator do improviso e de jogos de improvisação com até quatro minutos, esta oficina introdutória baseia-se nos conceitos do criador do teatro-esporte, Keith Johnstone, para estimular o desenvolvimento de escuta, aceitação e composição coletiva de cenas.Juliana Dorneles é atriz, palhaça e diretora, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Artes Cênicas e doutora em Psicologia Clínica pela PUC. Aprofundou seus estudos em teatro e clown com cursos ministrados por Jango Edwards e Hilary Chaplain nos Estados Unidos.

WORKSHOP: A GRAMÁTICA DO CORPOCoordenação: Paulo de Azevedo.
21/1 – sábado – 9h30 às 13h30 e 14h30 às 18h30.
Público: atores, diretores, dançarinos, bailarinos, coreógrafos, ginastas, artistas circenses e de rua, estudantes universitários de artes, arte-educadores e educadores sociais a partir de 18 anos.
Inscrições: 5 a 19/1.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.O workshop promove, com base em Grotowski e Dario Fo, uma investigação multidisciplinar para o reconhecimento das possibilidades físicas e expressivas do corpo, como forma de aprofundar pesquisas, individuais ou coletivas, para a criação de personagens e performances em diferentes linguagens cênicas.Paulo de Azevedo é ator, diretor, professor de teatro e produtor cultural. Graduado pela Faculdade Paulista de Artes, cursou Gestão Cultural em Florença e complementou seus estudos teatrais com cursos ministrados por Augusto Boal, Eugenio Barba, Roberto Bacci e Dario Fo.

TEATRO / LITERATURA

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM FORMAS ANIMADASCoordenação: José Antônio do Carmmo.
1/2 a 28/3 – quartas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: professores, bibliotecários, atores, estudantes de teatro e demais interessados acima de 16 anos.
Inscrições: 5 a 30/1.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.Esta oficina proporcionará aos participantes o conhecimento de técnicas na arte de contar e narrar histórias por meio do teatro de bonecos e formas animadas, bem como apresentará ferramentas para a criação de personagens. José Antônio do Carmmo é ator, manipulador de bonecos e diretor. Pós-graduado em Arteterapia pela Unesp, ministrou várias oficinas pelo Estado de São Paulo sobre contação de histórias. Integrou a Cia. Truks, de teatro de animação, e o Centro de Pesquisas Teatrais, sob a coordenação de Antunes Filho.

ATIVIDADES EXTERNAS

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE PINTURA A ÓLEO: IMPRESSIONISTAS REVOLUCIONÁRIOSCoordenação: Bel Braga.
29/2 a 30/3 – quartas e sextas feiras – 14h às 17h.
Público: interessados em pintura acima de 16 anos.
Inscrições: 5/1 a 27/2.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15.A atividade visa transmitir conceitos e técnicas utilizadas por artistas do movimento Impressionista. Obras de Monet, Renoir, Van Gogh, entre outros, serão estudadas para que os participantes produzam suas próprias pinturas considerando cores, pinceladas, luz e sombra impressionistas. A artista plástica Bel Braga, também decoradora, é membro da Academia Brasileira de Arte e Cultura e vice-presidente do Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista. Participou de diversas exposições em galerias e salões, como a realizada em comemoração ao ano da França no Brasil, em que foi premiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário