Praia Grande - Terminais de ônibus ganharão Portos de Leitura


Notícia do dia 20/12/2011

Por Mauricio Eidos, MTB: 26.176

     

Terminais de ônibus ganharão Portos de Leitura: iniciativa inédita na região oferecerá 500 livros em cada local

 

Já imaginou passar em um terminal de ônibus urbano, parar em frente a uma estante de livros, escolher um título e levar para casa para ler. Parece fábula, mas isso será realidade em Praia Grande a partir do dia 27 (terça-feira), com a entrega dos Portos de Leitura nos terminais urbanos Tatico e Tude Bastos.

 

A iniciativa, inédita na região, é da Secretaria de Educação (Seduc) e consiste na instalação de pequenos acervos literários, cerca de 500 títulos, divididos em vários gêneros como romances, religião, filosofia, artes.

 

Destaque para o fato dos livros que poderão ser retirados por qualquer pessoa sem necessidade de cadastro. A ideia é fazer com que o leitor, ao terminar o livro, devolva o exemplar e possa compartilhar outros títulos com as demais pessoas.

 

O principal objetivo dos Portos de Leitura é facilitar o acesso aos livros, incentivando a leitura, resgatando a cidadania a partir da democratização do acesso à informação e estimulando ações de responsabilidade social com os bens públicos.

 

A inauguração do primeiro Porto de Leitura será no dia 27 (terça-feira), a partir das 17h, no Terminal Tático, no Bairro Mirim, nas proximidades da Prefeitura. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez do Terminal Tude Bastos inaugurar o projeto.

 

"Portos de Leitura é o nome de mais uma ação educativa e cidadã da rede de bibliotecas Porto do Saber da Seduc. O projeto configura-se como um serviço de extensão da Biblioteca Porto do Saber, onde serão disponibilizados pequenos acervos, inicialmente nos terminais urbanos Tude Bastos e Tatico", explica a bibliotecária Lucilena Bragion de Micco.

 

Serão instaladas duas estantes (cerca de 500 livros em cada terminal), onde os usuários terão acesso a livros de exemplares de vários gêneros, entre os quais romances, religião, ciências sociais, filosofia e artes, que poderão ser retirados por qualquer pessoa, sem a necessidade de fazer cadastro.

 

Ela lembra que há projetos semelhantes em várias cidades do País, onde os espaços públicos servem como espaços de informação que objetivam a democratização do acesso à cultura, incentivo à educação e promoção à cidadania.

 

O projeto busca ainda atender a população que não tem condições de se deslocar até a biblioteca. "Com isto a Biblioteca Porto do Saber pretende cumprir sua função sociocultural como instituição democrática de educação, cultura, informação e lazer, saindo dos limites do seu espaço físico e rompendo barreiras. Lembrando que o slogan do Porto de Leitura é: 'Entre nesta onda com responsabilidade cidadã! Leve emprestado, mas devolva! Só assim, muitos poderão entrar nesta viagem literária'", disse Lucilena.

 

Equipe Porto do Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário