Salão de Artes Plásticas expõe obras de todo País

Mostra tem visitação gratuita até 10 de janeiro


Jairo Marques
Mostra tem visitação gratuita

Uma boa opção de lazer no fim de semana é uma visita ao 18º
Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, que expõe mais de 100
 obras contemporâneas vindas de todo o País. A mostra é resultado  de uma seleção que envolveu mais de mil obras de 800 artistas, feita por um júri composto por nomes referência quando o assunto é arte contemporânea brasileira. O 18º Salão de Artes Plásticas está montado na Galeria Nilton Zanotti, no Palácio das Artes, e pode ser visitado até o dia 10 de janeiro, de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas, com a opção de acompanhamento de um monitor. A visitação é gratuita.

"Estamos extremamente satisfeitos com o resultado do Salão",
comemora o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande,  Carlos Ananias Lobão. "O grande volume de inscrições, aliado à qualidade  das obras enviadas para a competição, mostra que o Salão de Artes de  Praia Grande ainda ocupa um lugar de destaque no cenário da arte contemporânea brasileira. Após um intervalo de seis anos, nosso salão volta para ficar. Pretendemos edita-lo anualmente, sempre mantendo o nível das obras expostas, com a certeza de que estamos com a filosofia que orienta o Palácio das Artes desde sua inauguração, que é a de promover o acesso gratuito à cultura e incentivar a produção artística do País".
Com pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, o Salão apresenta um diagnóstico da arte contemporânea brasileira, mostrando um apanhado dos recursos, temas e materiais usados atualmente pelos principais artistas plásticos brasileiros. O destaque fica por conta das obras premiadas com as três primeiras colocações do Salão, a ordem:
 "Sem Título", pintura em acrílico sobre tela, de Vitor Mizael, a xilogravura sobre tecido "A Casa dos Mantos - Os Gêmeos ao Pedestal e A Mariposa de Asas Fechadas", de Samuel Ornelas e a pintura feita através de
 oxidação de pregos sobre tecido intitulada "Barroco1", de Evandro Prado.
"Me senti muito honrado com a primeira colocação em um Salão tão tradicional como o de Praia Grande",
comemora o vencedor da primeira colocação, Vitor Mizael, que explica que sua obra, composta por três telas em acrílico, expressa bem um tema recorrente em sua produção, que é a semelhança entre as relações animais e humanas. "Mais do que um incentivo financeiro, essa premiação significa um incentivo para a carreira de vários artistas que, como eu, buscam o reconhecimento de seu trabalho. Ter uma obra selecionada por jurados do calibre dos que atuaram no 18º Salão de Praia Grande é uma alegria e um orgulho para todos nós".
Responsáveis pela seleção das obras, os jurados do Salão de Praia Grande se disseram surpresos com a qualidade dos trabalhos inscritos. São eles: o jornalista Celso Fioravante, editor do Mapa das Artes, idealizador e realizador da Mostra São Paulo em Cenas e ex-chefe de reportagem, e editor assistente do caderno Folha Ilustrada, jornal Folha de São Paulo; a artista plástica Saleti Barreto, curadora de arte gráfica do Museu de Arte Moderna (MAM) e sócia-fundadora do Colégio das Artes de São Paulo; e Fernando Oliveira, curador de arte e docente nas faculdades de Artes Plásticas da  FAAP e Santa Marcelina, integrante da comissão do Festival Internacional de Arte Contemporânea e Editor de ensaios  do Caderno Sesc.
Em carta aberta à população e imprensa, o júri comemora a excelente receptividade que o Salão teve na comunidade artística de todo o país, já que "apesar do lapso de tempo de seis anos, o Salão recebeu mais de 300 inscrições, entre  as quais foram selecionadas obras de 51 artistas, entre pinturas, fotografias, desenhos, colagens, gravuras, esculturas e objetos", e justifica as escolha dos premiados: "O júri decidiu conceder prêmios-aquisição a Vitor Misael Rubinatti Dias  (natural de São Paulo, SP, 1º Prêmio), pela qualidade técnica, singularidade temática e subliminar proposta de reflexão presente em sua pintura; a Samuel Esteves Ornelas (de Praia Grande, SP, 2º Prêmio), pela bem-sucedida pesquisa em busca de novos caminhos para a xilogravura; e para Evandro Batista Prado (de Campo Grande, MS, 3º Prêmio), por sua  dedicação e busca de novos temas e materiais para o exercício poético da pintura. Diante da alta qualidade da produção dos artistas selecionados, o júri decidiu conceder 11 menções honrosas, com o objetivo de estimulá-los a prosseguir em  sua pesquisa artística, a sair de seus ateliês e a apresentar suas obras publicamente".

Salão - Realizado de 1989 a 2005, o Salão de Artes Plásticas ganhou credibilidade por premiar obras representativas no  cenário artístico de cada época. Durante as últimas dezessete edições, o Salão premiou talentos como Frederico Dalton,  Sergio Dório, André Komatsu, Bettina Vaz Guimarães e Christina Meireles, alguns sem grande notoriedade até então.
O corpo de jurados responsável pela seleção das obras – escolhidos entre os principais nomes das artes plásticas no  Brasil – trouxe para a vitrine da arte contemporânea brasileira obras como Não Lugar 3 e 2, de Sergio Dório e Prana  I, II e III, de Denise Agasi, hoje pertencentes ao acervo da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande.

--

Notícia do dia 17/11/2011
Por Lorena Flosi , MTB: 40.295
 


Um comentário:

  1. Parece estar ótimo o Salão, Praia Grande é um ponto de referência em arte visual e música também! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir