Sarau das Ostras em Matéria no Jornal A Tribuna de Domingo 30-10-2011

Em meio às ruínas, poetas traduzem em versos a vida na periferia


DA REDAÇÃO de Atribuna edição domingo 30 de outro de 2011

A periferia virou poesia na tar- dedeontem,duranteumsarau realizado no Engenho São Jorge dos Erasmos, na Vila São Jorge,emSantos. O evento, que contou tambémcomuma caminhada poética, faz parte do Projeto Portas Abertas,um programa educativo-cultural realizado pela Próreitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade deSãoPaulo(USP). Em meio às ruínas onde se produziu o primeiro açúcar do Brasil, o silêncio deu lugar aos versos criados e recitados pelos integrantes do Sarau das Ostras ­ primeiro grupo de literatura marginal da Baixada Santista. Quem foi ao local apreciou um pouco de alguns trabalhos literários com a temática da periferia e repletos de influências do rap. Criado há pouco mais de um ano em Praia Grande, o Sarau dasOstraspretendesetransformar num polo para a manifestaçãodeartistasanônimos. O poeta Fernandes de Oliveira, vice-presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP, explica que o nome do grupo é uma referência ao molusco encontrado nas águas salgadas do litoral. "Assim como as ostras escondem pérolas no seu interior, nós também temos nossas joias, que merecem ser mostradas. É a nossa literatura saindo das gavetas para ganhar as ruas". O rapper e poeta Elton Alexandre, mais conhecido como Nego Panda, foi o idealizador da proposta. Ele explica que, a exemplo dos movimentos de literatura marginal que ganham força nas periferias da Capital, o Sarau das Ostras não se apega a padrões da literatura clássica. "Falamos sobre o que vemos nos subúrbios,nasruas.É algo espontâneo.Fazemos do nosso jeito".

FORMA DE PROTESTAR
Para o rapper Péricles Nascimento, escrever poesia é uma forma de protestar e provocar a conscientização sobre as injustiças e os preconceitos. "Queremos difundir essesencontros e torná-los umhábito acessível a todos que gostem debonstextos". Ludimar Gomes Molina é a mais velha do grupo. Com 62 anos e um livro publicado, ela mostra que para escrever e recitar não tem idade. "Comecei fazendo um rap de brincadeira. Deu tão certo que hoje sou chamada nas escolas para transformar o conteúdo de matérias difíceis em letras de rap, que ajudam as professoras a ensinar melhor as crianças". O Programa Portas Abertas conta com diversas atividades culturais gratuitas, voltadas para a comunidade e a todos os adeptos da arte. A programação inclui cursos, exposições, palestras, saraus, audições e oficinas.

MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 3203-3901. O MONUMENTO NACIONALRUÍNAS ENGENHOSÃO JORGE DOS ERASMOS FICA NA RUA ALAN CIBER PINTO, 96, VILA SÃO JORGE, EM SANTOS.








Veja mais fotos como esta em CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário