Hip Hop em (Cine)Debate: Rap Nacional e suas vertentes.

Hip Hop em (Cine)Debate: Rap Nacional e suas vertentes.

Na tarde do próximo dia 26 de fevereiro, Sábado (14h), acontece na cidade de São Vicente um Cine Debate, que abordará duas tendências do Rap Nacional, e aprofundará nas questões de: Quais as suas contribuições, e Quais as conseqüências delas, ao Rap Nacional e a sociedade hoje.

Neste sentido trazemos ao publico duas linhas antagônicas no Rap.
Uma é focando no Clipe do grupo Inquérito “Um brinde”. Que tem como mote o combate ao Alcoolismo e traz um debate de problemas crônicos intrínsecos na sociedade, de forma ousada como retrata em seu refrão: “Tá tudo certo não precisa brigar, pra que levar a sério?! A cara é brincar (...) A vida é uma fez vamos brindar, vamos brindar (...)”, que engana pelo duplo sentido e não comemora nada.

Já a outra vertente é o Clipe da rapaziada de Santos e Guarujá, que diversos Grupos e Rappers em parceria formaram o “Litoral Sujo”, e gravaram o clipe da música: “Desse Jeito”. Causando polemica inicialmente no Youtube, que em menos de 3 meses já tem quase 20mil visualizações, os comentários baseiam-se na exibição de mulheres explorando a sensualidade, ostentações de bem materiais e aquisição de poder por meio de Carros importados, Roupas e Acessórios caros, bem ao estilo “Rapper Americano”.
Entretanto há quem faça a defesa, de forma a valorizar a alta qualidade das imagens, e o profissionalismo na captação, edição e pós-edição. E principalmente a iniciativa de fazer um trabalho elevando o nível técnico do Hip Hop, sem demagogia, e hipocrisia.
Em síntese, são os comentários, a favor e contra o Clipe “Desse Jeito” do Litoral Sujo.

Visando aprofundar o entendimento sobre esse tema, haverá a realização de um debate no qual será apresentado ao público duas vertentes do Rap Nacional, descritas a cima. Uma oportunidade de fazer a contestação sobre a contribuição e as conseqüências de estes trabalhos ao Rap e a sociedade hoje. Tirando do foco, o debate de qual vertente é a melhor, que neste momento não contribui em nada.

Para este debate foram convidados: Cuco, Ice Dee (Litoral Sujo) e Toni C (Nação Hip Hop Brasil);

Uma iniciativa do Grupo Inquérito, que com a SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO, o grupo exibe o clipe, em vários pontos do país e inicia uma campanha de conscientização, através da arte e do entretenimento, para os abusos do Carnaval.

A atividade tem inicio as 14h no dia 26 de Fevereiro, Sábado no Cine 3D, na Praça: 22 de Janeiro (Parque Ipupiara), São Vicente/SP.

REUNIÃO DO COLETIVO HIP HOP CAIÇARA
O inicio da atividade será com a realização da Reunião mensal do Coletivo Hip Hop, as 14h no mesmo local do evento.
A pauta da reunião é: Avanços e pendancias dos encaminhamentos da ultima reunião: (Documentario do Hip Hop no litoral paulista; Caderno de resoluções do Encontro Metropolitano de Hip Hop em 2010; Organizações nos municipios) e Informes.

Tem a realização de: Néia Oliveira Produções e Eventos.
Com apoio da: Secretaria de Cultura de São Vicente/SP; Site DeRua (www.derua.com.br); Coletivo Hip Hop Caiçara; Conselho Municipal da Juventde de São Vicente/SP;

---- ----

André Cardoso
(13) 9112 8869 | (11) 8561 0413
www.derua.com.br

Um comentário:

  1. Olá Fernandes estou passando para deixar um abraço fraternal e poético. E parabéns por divulgar o Hip Hop como vc bem o faz. Abraços poéticos.

    ResponderExcluir